«Detetor de Peidos» ganha prémio de tecnologia na China

Digam lá, qual foi a última vez que estiveram num autocarro lotado de passageiros ou numa sala quente e abafada de um serviço público, cheia de gente e bafos incríveis, e se perguntaram, «…mas quem foi o filho da **** que se cagou?»

Numa sociedade ideal, entraria nesse exato momento, um agente fiscalizador munido de um aparelho altamente tecnológico, o Detetor de Peidos, e advertiria o prevaricador que se gazeou, no caso de este ser um recorrente seria então multado com uma coima ou em último recurso a penhora de todo o gás restante.

Contudo esse futuro utópico não está tão longe quanto imaginamos.

Na edição deste ano, 2016, o Prémio Ananás foi ganho por Li Jigong da Universidade Tianjin, com o projeto Detetor de Peidos.

Este detetor é um pequeno aparelho móbil que consegue detetar a mais insignificante fragrância e odores distintos usando um algoritmo que traça a origem do cheiro e da sua movimentação no ar.

Muitos já vieram defender a invenção, dizendo que «não só resolve o mistério de quem se peidou, como fornece uma forma de localizar a origem de qualquer odor através das variações na dinâmica do ar.»

O Prémio Ananás vai na sua 5ª edição e é um evento anual de grande importância na comunidade científica chinesa, promovido pela rede social de ciência e tecnologia Goukr.com.

Ji Shishan, fundador e CEO da empresa chinesa menciona a importância e objetivo do prémio, o qual é reconhecer projetos que á primeira vista podem ser estranhos e inúteis mas que no fundo suscitam interesse, admiração e funcionalidade.

O mote é a alegoria ao próprio Ananás, facto de ser um fruto de aspeto diferente e estranho, não deixa de ser bastante nutritivo com o interior brilhante e sabor delicioso.

Um vencedor de uma edição passada, Zhou Xinyue, realça que apesar de muitos projetos serem estranhos e divertidos o seu método de pesquisa foi sério e científico. «Este prémio leva-nos a olhar para a pesquisa científica de forma mais aberta, inspirando-nos para atingir novosobjetivos

O facto é que o Detetor de Peidos poderá ter bastante utilidade na realidade atual. Desde adetetar fugas de gás em edifícios e habitações, substâncias ilícitas como drogas ou engenhos explosivos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s